O Tantra


O Tantra é uma das três escolas do hinduísmo, as outras são o shivaísmo e o vaishnavismo. É uma filosofia comportamental surgida em 2.500 a.C., cuja origem nasceu na cultura Drávida, povo que vivia no vale do Rio Indo, onde hoje é Paquistão, de pele bem escura seus descendentes diretos migraram para o sul e hoje habitam o Srilanka.
Tantra ("tan" e "tra". "Tan" significa expansão e "Tra" libertação.), é uma filosofia de vida comportamental de características sensoriais, desrepresora e matriarcal. Essencialmente a prática tem por objetivo o desenvolvimento integral do ser humano nos seus aspectos físico, mental e espiritual despertando a energia Kundalini, que é a energia vital que dá movimento à vida e consequentemente todos os processos energéticos, (emocionais, mentais e fisiológicos dos indivíduos.)
Este autocontrole permite uma aceitação do próprio corpo e ajuda a desenvolver a sensibilidade. Por isso, quando aplicada no sexo, a técnica tântrica potencializa os efeitos dos orgasmos, auxilia a tratar a ejaculação precoce e faz com que o sexo seja de forma mais natural o que atua notavelmente em casos de frigidez.
Tantra era baseada na percepção da vida como resultado de um ato de amor para o universo e todas as criaturas vivas, e era associado à fertilidade.
Nesta disciplina, a busca é no sentido espiritual da comunhão com o universo e total harmonia com a energia da vida, a transcendência do espaço e do tempo. Daí, que a sua prática, muitas vezes são alcançados experiências místicas que vão além da dualidade de matéria e espírito, e chegam a uma unidade consumida na identidade da deusa e o deus Shiva e Shakti.
Assim, o mistério do tantra é a manifestação do invisível e do conhecido, é a capacidade de aprender o todo, e não se baseia unicamente em práticas sexuais como a maioria dos ocidentais acreditam.
Disciplina, yoga tântrico, concentração, meditação profunda, alimentação, à utilização de diversos sacramentos e o sexo formam parte deste mistério.
Na Índia, essa concepção da religião torna-se o mundo em cerca de 800 AC (Antes da Era Comum), e é o auge na história tântrica. Templos eróticos sagrados foram construídos, e havia muita literatura a este respeito.
Quando a Índia foi invadida, o Tantra foi proibido, a literatura e a maioria dos templos foram destruídos e seus praticantes foram perseguidos.
As técnicas eram em segredo de mestre para discípulo, de coração para coração, de boca em boca e de gesto em gesto. No entanto, esta prática permaneceu subterrânea chegando aos nossos dias.

1 comentários:

Gostei do texto e da apresentação. Excelente, com esse tipo de conteúdo temos a dimensão da profundidade e seriedade com que é feita essa prática milenar, nos informando sobre história e cultura de civilizações de alto conhecimento e sabedoria. Parabéns!

 

Postar um comentário